Família

COMO LIDAR COM A SÍNDROME DO NINHO VAZIO?

 
Resultado de imagem para sindrome do ninho vazio
 
A Síndrome do Ninho Vazio é caracterizada por um sentimento de tristeza e desânimo que acomete os pais quando os filhos se tornam independentes e saem de casa.
 
A maioria das pessoas educa seus filhos e os prepara para buscar seus próprios caminhos, mas alguns pais – principalmente as mães – que dedicaram suas vidas exclusivamente aos filhos começam a perceber que não descobriram outros papéis enquanto indivíduos a não ser o de pai/mãe e, assim, começam a se sentir desconfortáveis.
 
Se você não sabe lidar com essa fase, acompanhe, no vídeo abaixo, algumas dicas:
 
 
Publicação 16/10/2018, Por Bispa Fê
Família

SUICÍDIO: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO!

 
Resultado de imagem para suicidio
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS.
 
Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. O que não se destaca é que, na maioria dos casos, o radical desejo é gerado por um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade, como o borderline.
 
Na série “Sentimentos Tóxicos”, além de abordar este assunto tão complexo, eu deixei uma mensagem libertadora para as pessoas que perderam a esperança na vida!
 
Em um dos cultos em que eu ministrei, fui surpreendida com um lindo testemunho. Era de uma jovem que nunca havia pisado antes em uma igreja. Enquanto estava acessando suas redes sociais, ela se deparou com a nossa live, porque uma amiga dela a havia compartilhado.
 
Ela me disse aos prantos que, naquele dia, havia decidido tirar a própria vida. Mas, depois de ter acompanhando a nossa transmissão, conheceu algo maior que todas as suas dores, complexos e questionamentos: o amor de Deus!
 
Em vez de se entregar à morte, ela entregou sua vida para Jesus e encontrou n’Ele a paz que tanto procurava. E, hoje, ela tem compartilhado com outras jovens a mensagem que a libertou! Nos abraçamos e choramos juntas! Foi muito emocionante!
 
Se hoje você chegou à conclusão de que é o fim da linha, eu tenho uma mensagem especial para você. Não desista! Além de ter uma linda história para você, Deus escreverá outras lindas histórias através da sua!
 
 
 
Publicação 10/10/2018, Por Bispa Fê
Família

CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS À PROVA DE CRISES: CASAMENTO

 
Resultado de imagem para casal feliz
 
João 2.1 a 10: “Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
 
Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.”
 
Jesus foi convidado para participar de uma festa de casamento em Caná da Galileia. Chegando ao local, Ele presenciou uma crise. O vinho havia acabado. O vinho, figurativamente, representa a alegria.
 
Muitos casamentos são destruídos por causa de cobranças e desgastes. Para o nosso casamento ser uma festa, precisamos criar um ambiente favorável, um ambiente para que o milagre se manifeste. Em vez de um simples convidado, Jesus precisa ser o Senhor do seu relacionamento. Enquanto isso não acontecer, as crises sempre vão dominar.
 
Eclesiastes 4.12: “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”
 
Salmos 37.5: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais Ele fará.”
 
Mateus 6.33: “Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”
 
Para a realização do milagre, seis talhas foram preenchidas com água. A água representa ação do Espírito Santo. Jesus está esperando que você entregue suas talhas para que a transformação aconteça.
 
As talhas mencionadas na passagem bíblica podem representar seis áreas importantes na vida de um casal. Veja abaixo:
 
1ª) Talha da satisfação
 
 
Salmos 126.2 e 3: “ Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.”
 
Satisfação é ter prazer e alegria de viver. Por meio de nossas atitudes, devemos buscar deixar a pessoa que nós amamos satisfeita. Quem ama cuida!
 
2ª) Talha da doação
 
Resultado de imagem para casal na cozinha
 
Para que o milagre acontecesse, alguém precisou doar as talhas.
 
O princípio do casamento é pautado em doação. Eva foi formada a partir da costela de Adão.
 
Gênesis 2.21 e 22: “Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.”
 
No casamento, é mais bem-aventurado dar do que receber!
 
3ª) Talha do respeito, da lealdade e da fidelidade
 
Resultado de imagem para fidelidade casal
 
1 Tessalonicenses 4.1 a 8: “Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.
 
Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
 
Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.”
 
Partindo do princípio espiritual de que somos templo do Espírito Santo, quando agredimos quem amamos, estamos ferindo nosso relacionamento com Deus.
 
Precisamos também entender que submissão não implica em machismo ou tirania. Precisamos sempre buscar andar em concordância.
 
4ª) Talha da amizade e do companheirismo 
 
 
Resultado de imagem para casal jogando videogame
 
Provérbios 18.24: “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.”
 
Sua esposa é a sua melhor amiga! É ela quem te completa, quem te cura espiritualmente e quem te apoia.
 
5ª) Talha da intimidade
 
Resultado de imagem para casal negro
 
 
1 Coríntios 7.3 a 5: “O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.”
  
A cura no casamento passa por uma vida sexual saudável, e o segredo para uma vida sexual saudável é o amor.
 
6ª) Talha da unidade
 
 
Amós 3.3: “Caminharão dois juntos se não concordarem?”
 
Deus não habita no meio da divisão.
 
Estes são os segredos para um casamento mais que vencedor!
 
No vídeo abaixo, eu tenho mais algumas dicas para vocês:
 
 
 
 
Publicação 04/10/2018, Por Bispa Fê
Família

CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS À PROVA DE CRISES: NOIVADO

 
Resultado de imagem para noivado pedido
 
Depois de muitos pedidos, eu lancei uma série sobre relacionamentos no meu canal no YouTube, porque não existe relacionamento sem crises, sempre haverá pontos de conflito.
 
Nos primeiros dias desta jornada transformadora, eu falei sobre amizade e namoro. Hoje, vamos para o próximo e último passo antes do casamento: o noivado!
 
É a fase dos preparativos para a tão sonhada cerimônia e, claro, do novo lar que o casal vai formar!
 
Este período transitório é marcado por muitas emoções. É como uma montanha-russa cheia de loops...
 
Requer planejamento e muito equilíbrio, para que as divergências não desgastem a relação. Afinal, nem sempre, os nossos sonhos se encaixam no nosso orçamento.
 
Se você não sabe lidar com os desafios desta etapa tão fundamental para o futuro do seu relacionamento, acompanhe algumas dicas no vídeo abaixo:
 
Publicação 25/09/2018, Por Bispa Fê