Família

ENSINE SEU FILHO A USAR AS REDES SOCIAIS DE FORMA SEGURA

 
 
Experiências são essenciais para o crescimento saudável do seu filho e a maioria delas está relacionada a repetir atividades comuns na rotina da turma. A vontade de participar das redes sociais costuma estar entre as maiores preocupações dos pais, recentemente.
 
"Mas não basta exercer o controle, a relação entre pai e filho precisa ser divertida, e não só marcada pela supervisão e obediência a regras", afirma a psicóloga clínica Ana Cássia Maturano, especializada pela Universidade de São Paulo. As sete dicas a seguir vão ajudar você a segurar a mão do seu filho e orientá-lo sobre como usar a internet com segurança e aproveitando as divertidas possibilidades que ela oferece.
 
Esteja ao lado dele no começo
 
Qual a melhor foto para mostrar para todos os amiguinhos? Que informações vale revelar em uma rede social? Essas perguntas simples são feitas habitualmente em qualquer cadastro de site e é importante ter respostas precisas para cada uma delas. "Os pais precisam acompanhar e, de certa forma, orientar o filho em aspectos que dizem respeito à construção da identidade", afirma a pedagoga Júlia Milani, da entidade Terceiro Passo.
 
Dizer a idade, as atividades favoritas e a profissão desejada para o futuro é uma forma de expor para o mundo, a criança precisa entender isso com exemplos simples. "No início, o ideal é estar ao lado do seu filho sempre que ele entrar nesses sites e sempre como um parceiro, explicando as possibilidades e os riscos que existem ali", afirma a psicóloga Ana Cássia Maturano.
 
A segurança é prioridade
 
É importante que o pai deixe claro o quanto a supervisão é importante para garantir a segurança do filho na internet. "A relação precisa ser divertida, feita como uma coisa gostosa, não apenas um controle chato, mostre opções interessantes e reforce a responsabilidade ligada ao uso das redes sociais", afirma a especialista Ana Cássia Maturano. Se a obrigação do pai e da mãe é saber por onde o filho anda no mundo real, também é no virtual.
 
Converse com ele e explique que, acima de um controle, essa postura traz a proteção necessária para que o uso dos sites seja o mais seguro possível. "Proteger é diferente de controlar, dê exemplos de situações em que a sua opinião foi valiosa para evitar incidentes", afirma a pedagoga Júlia Milani.
 
Limites são importantes
 
Especialistas são unânimes quando o assunto é impor limites às crianças: eles são essenciais, e isso também ocorre nas redes sociais. Não apenas os pequenos, mas também os jovens e até mesmo os adultos precisam saber dosar a quantidade de horas que ficam conectados.
 
"Com o exagero, a criança pode até se esquecer de fazer atividades importantes, como brincar com outras, praticar atividades físicas e desenvolver relações com o ambiente em que está inserida", afirma a pedagoga Júlia Milani, da entidade Terceiro Passo.
 
Monitorar as atividades é essencial
 
Ajudar na criação do perfil é apenas o primeiro passo dos pais quando os filhos se interessam em usar as redes sociais. Mas o trabalho vai além, já que precisa ser uma observação contínua e da navegação no Facebook, por exemplo. "Olhar as mensagens ou conferir a lista de amigos pode ser um hábito que previne o contato de pessoas mal intencionadas", afirma a psicóloga Ana Cássia.
 
Além de olhar, é também importante ser sincero com o seu filho. Nunca seja sorrateiro em uma dessas "investigações", deixe bem claro que você vai entrar e ficar de olho em o que ele está fazendo. "Se você vasculhar escondido, corre o risco de que seu filho perca a confiança em você."
 
Bons hábitos dentro e fora das redes
 
Se pessoas desconhecidas devem ser evitadas pelas crianças no dia a dia, a mesma recomendação vale para a internet. "O pai deve mostrar que a presença numa rede social online é uma responsabilidade, e justamente por isso não pode revelar informações pessoais como telefone e endereço", afirma a psicopedagoga Ana Cássia Maturano.
 
Às vezes a inocência da criança pode ser o gatilho que pessoas com más intenções usam para conseguir os dados que querem. Por isso, não se preocupe com meias palavras: deixe bem claro para o seu filho que é essencial ser criterioso com o que é dito no Facebook, por exemplo. "Explique que ficar atento e ser cuidadoso são condições para fazer parte dessas redes e, se ele tiver alguma dúvida, pode se sentir a vontade para perguntar para os pais", afirma a especialista Júlia Milani.
 
Apontando a existência de más intenções
 
Um dos maiores perigos para as crianças nas redes sociais está relacionado com o próprio cotidiano nas escolas: o bullying que antes existia entre as paredes da sala de aula ganhou proporções gigantescas na internet. Em casos em que a criança sofre esse tipo de perseguição online, as especialistas são unânimes: é importante buscar uma solução junto à escola.
 
"É importante deixar claro que, por mais que seja uma ferramenta muito legal, ela também pode ser usada por pessoas capazes de prejudicar e com um alcance muito superior ao que acontece no mundo fora das redes", afirma a psicóloga Ana Cássia.
 
Usando a internet para o bem
 
Mas não é só de maus exemplos que a internet é feita. O caso de Isadora Faber, a estudante de 13 anos que usou uma página no Facebook para denunciar os problemas de sua escola, mostra como as redes sociais também podem ser usadas para o bem. "A criança pode ter ideias de como usar as redes para transformar o que incomoda e fazer denúncias em nome do bem coletivo", afirma a psicóloga Ana Cássia Maturano.
 
A especialista só recomenda evitar o discurso chato em torno de uma experiência que pode ser positiva, deixe a criança livre para pensar em novos usos da rede e discutir as possibilidades com vocês antes de colocar em prática. "Enquanto isso, valorize ferramentas como a agenda de aniversários, ver mais detalhes do passeio da escola ou conversar com a tia que mora longe sem gastar telefone", afirma a profissional.
 
  
Redação iGospel
Fonte: MinhaVida
Publicação 04/04/2017, Por Bispa Fê
Família

MINHA ALEGRIA, MEU AMOR E MINHA ETERNA GRATIDÃO

 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
 
Hoje, eu quero deixar registrado meu carinho, amor e gratidão ao meu pai, Apóstolo Estevam!
 
Pai lindo, hoje é o seu aniversário. Só posso dizer que te amo! Sou grata ao Senhor por cada ano de vida vivido com você! A sua vida é um presente sem tamanho para nós.
 
Você é excelente em tudo que faz, porque nunca comeu o pão da preguiça, e nunca deixou que a fraqueza o dominasse.
 
Nunca o vi escravo de nada, mas sempre servo de Jesus! Sempre foi e sempre será um pai honrado. Sempre te vejo trabalhando com disciplina, garra e sempre dando significado ao insignificante, sempre amando... Sempre inabalável e convicto.
 
Você é daqueles pais que nunca fogem dos seus desafios, nem das suas guerras, seja para enfrentar ou apanhar... Você nunca se omitiu, sempre batalhou pelo que acredita, e sempre venceu! Sempre diz “não” para tudo o que o mundo só sabe dizer “sim”.
 
Nós somos, constantemente, revolucionados pelo seu amor a Deus. Com suas palavras e atitudes, você me ensina a amar a Deus até as últimas consequências, e, por isso, meu amor por você não tem fim!
 
Parabéns, pai lindo!
 
Te amo! 
Publicação 22/03/2017, Por Bispa Fê
Família

CULTO DA FAMÍLIA É MARCADO POR HOMENAGENS

 
Neste domingo (19), às 19 horas, o Renascer Hall lotado – e decorado com balões, faixas e bolo – comemorou o aniversário de 63 anos do Apóstolo Estevam Hernandes.
 
O culto começou com homenagens das crianças do Renascer Kids, seguido dos adolescentes do Renascer Teen e do O2. O Renascer Praise também apresentou uma música especial ao líder da Igreja Renascer em Cristo.
 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, terno
 
O Bispo Pedro e os pastores também parabenizaram e presentearam o aniversariante, em nome da igreja e, em seguida, Bispa Fernanda Hernandes Rasmussen e família se reuniram para abençoá-lo e orar por ele.
 
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
 
Aproveitando a data, a Rede Gospel também preparou um emocionante, que destacou o ineditismo e a ousadia impulsionada pelo Apóstolo Estevam, desde a pequena produtora RGC, e que agora escreve um capítulo importante na história das comunicações, a digitalização da emissora – inaugurada em 1996 e, atualmente, considerada a maior do seguimento cristão no Brasil.
 
Em seguida, o líder da Renascer trouxe uma palavra restauradora e edificante, com base na passagem bíblica de 1 Samuel  7.5 a 14 e no tema “Os livramentos dos dias de Samuel”.
 
“Uma escravidão imposta por mais de 20 anos e marcada por consecutivas derrotas levou o povo a crer que eles jamais seriam vitoriosos novamente. Mas Deus preparou um poderoso livramento. Nunca podemos perder a perspectiva dos livramentos que nosso o Deus pode trazer”, afirmou.
 
A imagem pode conter: 1 pessoa
 
Confira, a seguir, os principais trechos da ministração:
 
Precisamos ter consciência de que:
 
1. Pelo sacrifício de Cristo, vivemos todos os livramentos visíveis e invisíveis (1 João 5.18 e 19);
 
2. Deus manifesta seu livramento no campo de batalha (1 Samuel 7.10);
 
3. Quando o Ebenézer é declarado, inicia-se um novo tempo de livramentos e progresso (1 Timóteo 4.15).
 
“O Ebenézer é o marco dos livramentos que se sucedem na Palavra de Deus e traz a restituição e um tempo de vitórias, como nos dias de Samuel. É tempo de grandes livramentos para o povo de Deus”, finalizou.
 
A imagem pode conter: 3 pessoas, noite
 
 
Redação iGospel
Publicação 20/03/2017, Por Assessoria de Imprensa
Família

ANIVERSÁRIO DO APÓSTOLO ESTEVAM É CELEBRADO EM JANTAR DA DIGITALIZAÇÃO

 
Na noite deste sábado (18), milhares de pessoas se reuniram no salão principal do WTC Golden Hall, na zona sul de São Paulo, para a celebração do aniversário do pai, avô, marido, filho, escritor, compositor, músico, conferencista, apresentador e servo de Deus, Apóstolo Estevam Hernandes.
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e multidão
 
O evento também foi promovido em prol da expansão da Rede Gospel de Televisão, que, no próximo dia 30 de março, entrará com o seu sinal digital na capital paulista, pelo canal 27.
 
Louvores, homenagens e momentos memoráveis
 
A noite foi marcada por manifestações de carinhos, louvores e muitas surpresas. O Renascer Praise e o Katsbarnea garantiram um repertório emocionante com as canções que foram compostas pelo aniversariante, que completa 63 anos no próximo dia 22 de março.
 
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas no palco e pessoas tocando instrumentos musicais
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, pessoas no palco e área interna
 
Depois que o jantar foi servido, Bispa Fernanda Hernandes subiu ao palco montado no salão da festa e apresentou um vídeo produzido especialmente pela Rede Gospel de Televisão, que destacou o ineditismo e a ousadia impulsionada pelo Apóstolo Estevam, desde a pequena produtora RGC, e que agora escreve um capítulo importante na história das comunicações, a digitalização da emissora – inaugurada em 1996 e, atualmente, considerada a maior do seguimento cristão no Brasil.
 
“É muito lindo estar aqui celebrando duas datas especiais: o nascimento do nosso pai querido, Apóstolo Estevam Hernandes, e a digitalização da Rede Gospel. Daqui 288 horas, nós vamos inaugurar nosso sinal digital em São Paulo”, afirmou a Bispa.
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco e área interna
 
“Nós temos uma grande alegria de ter um patrimônio nas comunicações através desta visão e desta luta incansável. Graças a Deus, pudemos sonhar e podemos construir junto com ele [Apóstolo Estevam]. Com certeza, poder propagar a verdade do evangelho em um canal aberto e digital é o cumprimento de uma grande promessa. Quero agradecer por ele dividir com a gente esta data tão especial. Posso dizer que Ele não é um sonhador, mas um realizador. Ao longo dos seus mais de 40 anos de ministério, tem realizado, incansavelmente e incondicionalmente, a obra de Deus, e ainda realizará muito mais”, acrescentou.
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e multidão
 
Comovido com as homenagens, Apóstolo Estevam destacou a missão da Rede Gospel de Televisão e a luta incansável de um povo que não mediu esforços para que uma grande revolução fosse realizada no país, através do evangelho.  
 
“Temos o privilégio de entregar ao Senhor o desejo que Ele colocou nos nossos corações. É isso o que eu tenho buscado. Quando a vontade d’Ele é feita, nós colhemos os frutos. Jesus disse que não somos conhecidos pelo que é produzido pelo marketing, mas pelos nossos frutos. E essa multidão que está aqui representa os nossos frutos. Nada é possível se não estivemos unidos!”, declarou.
 
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno e barba
 
“O nosso amor não está condicionado a um status humano. Quem ama entende e conhece a obra de Deus, este se entrega de corpo e alma. Esse matrimônio não é nosso é do Senhor, e ele vai alcançar nossos filhos e os filhos de nossos filhos”, afirmou.
 
Ele também agradeceu o carinho e o apoio de cada um que o tem acompanhado nesta jornada: “Obrigado, porque vocês escolherem comemorar comigo, e eu escolhi comemorar com vocês. Aqui, está a minha família. Essa guerra só é possível por causa de vocês!”. E fez um relato emocionante sobre a revelação que o seu pai teve no leito de um hospital.
 
“Deus mostrou para o meu pai, antes de ele ir pra eternidade, o que não conseguíamos, na época, enxergar. Ainda estávamos na Igreja Árabe, e eu ainda trabalhava na Itautec. O maior orgulho dele não era eu ser um grande executivo, mas eu ser um pastor. Por conta do diabetes, ele estava internado em um hospital, cego e com a perna amputada. Ali, no leito, ele teve uma visão, na qual eu estava falando diante de uma grande multidão. A nossa vida é feita de experiências profundas. Eu quero dizer que, enquanto Deus me der forças, eu vou continuar. Eu me sinto como Calebe, porque Deus tem me renovado a cada dia”, concluiu.
 
Sob muitos aplausos e depois de receber a oração de sua esposa, Bispa Sonia Hernandes, Apóstolo Estevam cortou o bolo de aniversário e, em clima de emoção e gratidão, se despediu de cada convidado.
 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 2 pessoas, terno e close-up
 
“Sou o homem mais feliz da terra por fazer parte desta linda família! Obrigado por essa noite memorável e inesquecível”, afirmou o líder da Igreja Renascer em Cristo.  
 
Os membros da Igreja Renascer também deixaram mensagens de carinho ao Apóstolo. Confira, a seguir, alguns depoimentos:
 
“O Apóstolo teve uma visão maravilhosa, principalmente pela abordagem do jovem na igreja. Isso é muito forte e, com a digitalização, a Rede Gospel com certeza, será um meio de alcançar muito mais pessoas com o canal aberto e trazer muitas salvações.” – Rafael Victor, analista previdenciário.
 
“O Apóstolo nas nossas vidas é algo sobrenatural, a mudança da nossa sorte. Deus levantou a vida dele para fazer esse grande diferencial no meio gospel. Sou muito grato a ele por isso e, com a digitalização da Rede Gospel, eu fico imaginando milhares de vidas sendo alcançadas, através do canal 27. É um novo tempo de Deus para todos nós.” – Daniel Domingos.
 
“O Apóstolo é um grande referencial para a minha vida e para a minha família. Eu quero agradecer por tudo que ele ministra através da palavra e por ser esse homem de Deus. Apóstolo, te amo! Que Deus continue te abençoando nessa caminhada.” – Elisama Maciel, empresária.
 
“É muito importante a história de vida do Apóstolo, que sempre fortalece a minha fé e da minha família. Eu quero agradecer por essa visão Renascer, que sempre nos edifica, traz transformação e nos faz viver milagres.” – Rosa Aparecida, enfermeira. 
 
 
Redação iGospel
Fotos: Karin Marcitello, Fellipe Puppo e Sarah Brito
Publicação 19/03/2017, Por Assessoria de Imprensa