Aconselhamento

A DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS NO CASAMENTO

 
Imagem relacionada
 
As mulheres continuam se considerando as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e criação dos filhos, apontam os dados de uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
 
Segundo o levantamento, 57,7% das mulheres casadas afirmam que são as principais responsáveis pelos cuidados com a casa e com os filhos, contra 36,4% que dizem que as responsabilidades são distribuídas igualmente. Outros 1,4% afirmam que o cônjuge é o principal responsável, enquanto outros 4,5% afirmaram não saber.
 
Marido e mulher dividem o mesmo teto, os mesmos sonhos, os mesmos objetos, muitas vezes, os gatos, mas será que precisam dividir as tarefas domésticas também?  
 
Como convencer o meu marido a me ajudar nos afazeres domésticos? Essas questões são muito frequentes. Por isso, eu separei um tempinho para esclarecê-las.
 
Acompanhe, a seguir, algumas dicas para que esta situação não desgaste o seu relacionamento:
 
Publicação 24/05/2018, Por Bispa Fê
Aconselhamento

A MENTIRA É UM MAL NECESSÁRIO?

 
Imagem relacionada
 
Efésios 4.25: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.”
 
Mateus 5.37: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.”
 
Provérbios 11.5: “A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o perverso pela sua falsidade cairá.”
 
Com certeza, mentir está fora de cogitação. Você pode até ter uma série de justificativas: “Menti, porque tive medo!”; “Menti para não magoar quem eu amo!”; “Menti, porque estava sob pressão!”... Mas a mentira é um caminho de destruição.
 
Por outro lado, não podemos usar a nossa sinceridade para ferir as pessoas. Existe uma forma certa e um jeito certo de abordarmos cada assunto.
 
Provérbios 25.11: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.”
 
Provérbios 15.1: “A palavra branda desvia o furor.”
 
Eu sempre digo que é melhor uma verdade horrorosa do que uma mentira linda, porque a mentira sempre será exposta e pode trazer consequências desastrosas.
 
Todos nós sabemos que o mundo espiritual é constituído por luz e trevas. Consequentemente, nas trevas, há a mentira, e, na luz, a verdade.
 
O ambiente de Cristo, obviamente, é um ambiente de luz. Ali, habita a verdade. A verdade é uma grande arma que o Senhor deixou para nós, porque, ao mesmo tempo em que ela mantém nossos pés no chão, é libertadora. 
 
A melhor forma de deixarmos o hábito de mentir é deixarmos de mentir para nós mesmos, ou seja, precisamos assumir nossas verdades.
 
O segredo para cultivar bons relacionamentos e sempre deixar os ambientes leves é saber colocar suas verdades e, muitas vezes, saber a hora certa de freamos nossa boca! Precisamos aprender a controlar nossos impulsos, porque sempre seremos reféns de nossas palavras e dos seus desdobramentos.
 
Há um famoso ditado popular, que diz: “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”.
 
Salmos 46.10: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus...”
 
Existem verdades que não conseguimos expor, principalmente quando somos vítimas de injustiças e calunias.  Nestes casos, precisamos apresentar diante do Senhor nossos medos e dificuldades, crendo que Ele nos justificará e trará à luz todas as coisas.
 
Marcos 4.22: “Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia.”
 
Se você tem se tornou escravo de mentiras, se você não consegue deixar este hábito terrível, assista ao vídeo abaixo, porque eu tenho uma palavra para você:
 

Publicação 16/05/2018, Por Bispa Fê
Aconselhamento

EU NÃO TENHO TEMPO PARA MIM!

 
Resultado de imagem para mulher cansada
 
“Não tenho tempo para mim!”. Quem nunca ouviu ou falou essa frase? O tempo virou um dos maiores artigos de luxo da humanidade!
 
Ficamos até nostálgicos, relembrando aquele período em que a única obrigação que tínhamos na vida era estudar. Na infância e na adolescência, tínhamos duas férias por ano. Faltavam atividades para tanto tempo... Em fim... Mas, agora, na fase adulta, precisamos aprender a administrá-lo, fazer dele o nosso aliado!
 
Se você está se sentindo sobrecarregado, eu tenho uma palavra para você! Está em Lucas 14.28 a 30, que diz: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.”.
 
Quem investe tempo planejando não perde tempo com imprevistos. Querer resolver e viver tudo ao mesmo tempo é um dos maiores erros que podemos cometer. Precisamos aprender a estabelecer prioridades!
 
Em vez de se descabelar, faça uma lista e canalize 100% das suas energias e da sua atenção em cada uma das atividades. Isso vai te garantir um bom resultado e vai minimizar a possibilidade de erros!
 
Lembre-se de que há tempo para todas as coisas e que a vida é feita de ciclos.
 
A melhor forma de administrar o tempo é eliminando atividades supérfluas e nos libertando de todos os cárceres emocionais. Perdemos muito tempo com coisas inúteis, com conversas inúteis, alimentando sentimentos e pensamentos que não nos ajudam, como a preguiça, o medo, a insegurança, a insatisfação...
 
Você precisa identificar quais são os ladrões que tem roubado o seu tempo e expulsá-los...
 
Voltando à questão que abriu esse post. O conceito de “ter tempo para si” é muito relativo... Mas, hoje, eu quero te provar que o seu grande problema não é a falta de tempo...
 
Para algumas pessoas, ter tempo para si é praticar um esporte... Se esse é o seu caso, eu duvido que você não tenha 40 minutos do seu dia para se dedicar a isso. Você passa bem mais tempo assistindo séries.  Então, por que você não faz os dois? “Ah, Bispa, mas dá uma preguiça!”.
 
Para algumas pessoas ter tempo para si é estudar... Hoje, existem tantos cursos online. Você não precisa se deslocar até a faculdade para se formar... Nem precisa ir à biblioteca para fazer pesquisas... Está tudo na palma da mão... “Ah, mas dá um cansaço!”.
 
Sabe, não falta tempo para você! Na verdade, falta disposição, falta força de vontade... Tempo para as coisas legais, a gente arranja, mas para aquelas que são chatas... Para sair com os amigos, você sempre tem tempo... Agora, para estudar... Para ler a Bíblia... Para praticar um esporte...
 
Eu sei muito bem o que é remir o tempo... Tive que aprender, porque sou mãe de três filhos, tenho marido... E cada um tem uma agenda diferente... Preciso sincronizar a minha com a deles...  Sem contar o trabalho, o ministério, a casa, minha saúde...
 
Por isso, eu me condicionei a ser organizada. Eu faço quatro planejamentos: o anual, o mensal, o semanal e o diário. Eu já começo o ano estabelecendo metas, objetivos e encaixando-os em períodos do ano.
 
No decorrer do dia, eu faço testes e tentativas para ver o que vai se encaixar melhor. Por exemplo, eu prefiro fazer meus exercícios aeróbicos à noite, quando todos os meus filhos já estão dormindo e tudo já está organizado para o dia seguinte.
 
Eu sempre deixo a mesa de café da manhã preparada e as roupas dos meus filhos separadas antes de dormir. Assim, meu marido e eu temos um tempo de qualidade com eles antes de deixá-los na escola. Nunca estamos atrasados. E assim eu vou levando... Sem me desgastar... Sem me desesperar... Dormindo pouco? Sim! Mas a satisfação de ter cumprido tudo o que me propus compensa qualquer hora de sono perdida.  
 
E, claro, sempre, sempre, sempre, eu tenho momentos a sós com Deus! Isso é inegociável!
 
Cada pessoa possui um ritmo de vida diferente... A melhor forma de descobrir qual é o seu é testando... Faça uma lista das atividades e veja a melhor maneira de encaixá-las no seu dia. Faça tentativas semanais... Eu tenho certeza de que em menos de um mês tudo estará 100 % definido... Seu dia vai ser tão produtivo, que você não vai ter mais tempo para ficar triste, frustrado ou para se comparar com os outros...
 
Lembre-se de que não existe estoque de vida! Por isso, o melhor a fazer é viver intensamente e da melhor maneira possível cada dia, sabendo que Deus é contigo!
 
Publicação 09/05/2018, Por Bispa Fê
Aconselhamento

MINHA FAMÍLIA NÃO ENTENDE MEU CHAMADO

 
 
Um dos maiores desafios que os cristãos enfrentam é a incompreensão por parte da família em relação ao seu chamado.
 
Quem nunca já ouviu aquela frase: “Você passa muito tempo na igreja, por que não muda logo para lá?”. Comentários como esse nos ferem demais, principalmente porque, na igreja, nós sempre intercedemos para que Deus proteja os nossos parentes. Eles mal sabem o quanto a nossa cobertura de oração os tem preservado.  
 
A questão é: Por que, muitas vezes, nosso compromisso com a obra incomoda tanto? O que fazer para as pessoas respeitarem e entenderem o valor da nossa vocação ministerial e o quanto isso nos faz bem?
 
Eu fiz questão de gravar uma mensagem especial para todas as pessoas que tem passado por isso. Acompanhe a seguir:
 
Publicação 02/05/2018, Por Bispa Fê