Siga-me

Navegue por categoria

Últimos posts

Em qual espelho você tem se enxergado?

Quem é você? Em quem você se espalha? Qual imagem você tem refletido paras as pessoas? Será que sua autoimagem destorcida? Faça uma autoavaliação!

Todas nós vivemos para a terra com uma missão. Mas, muitas vezes, deixamos o ambiente que nos cerca determinar nossos comportamentos e, consequentemente, nossa identidade.

Quando Noemi saiu de Belém, ela tinha uma identidade. Era uma mulher casada, tinha dois filhos e uma excelente condição financeira. Era uma mulher abençoada. Mas, de repente, viveu uma série de calamidades. Ficou viúva, e seus dois filhos chegaram a casar, mas morreram antes de lhes dar netos.

De repente, ela se vê em uma condição miserável e somente com as duas noras, Rute e Noemi, que também estavam desoladas.

Hoje, vamos traçar o perfil destas três mulheres, para descobrirmos em qual espelho estamos nos enxergando.

1- O espelho de Orfa, a que desiste e faz tudo do seu jeito (Hebreus 10.39)

É aquela que, em meio às calamidades e às pressões, não enxerga possibilidades e que prioriza seus próprios interesses. Na primeira dificuldade, em vez de lutar pela família, covardemente os abandona.

O casamento não mudou a identidade de Orfa. Apesar de ter sido casada, ela não era uma mulher de aliança. Assim como existem muitas mulheres casadas que continuam agindo como se fossem solteiras.

Quando estabelecemos uma aliança, ela nos transforma! Orfa não era transformada!

Precisamos entender que ninguém está livre de passar pelo dia da angústia! O Sol nasce para os bons e para os maus. Qual é a diferença? É a reação de cada um diante das lutas! A diferença é que aquele que tem uma aliança com Jesus luta e supera, mas aquele que quebrou a aliança é sucumbido pelos seus próprios erros.

Não seja daquelas que retrocedem! Peça para que o Senhor renove suas forças e suas motivações.

2- O espelho de Noemi, aquela que assume a condição de derrotada (Filipenses 3.13)

Noemi perdeu o marido e os filhos. Para ela, a única coisa que restava era a morte. Depois daquela desgraça, ela perdeu a alegria de viver, deixou de sonhar, deixou de acreditar.

Eu não sei qual calamidade tirou o seu chão! Mas você não pode permitir que este mal se perpetue na sua vida! Seu chão é Jesus Cristo, ande firmada na rocha.

Existem muitas mulheres que venceram seus traumas, medos, dificuldades financeiras e preconceitos e se tornaram grandes exemplos de superação, porque fizeram uma aliança com a solução, não com o problema. Fizeram uma aliança com Deus.

Noemi deixou que aquela desgraça mudasse sua identidade. Ela queria que a chamassem de Mara (“Amarga”).

Quando você é curada na alma, tudo te faz bem porque sua confiança está em Deus! Mas, quando você insiste em permanecer enferma e amargurada, o mal prevalece e ocupa espaços na sua vida!

Nunca duvide da capacidade que Deus tem de nos restituir em tudo! Ele é o Deus dos tempos! Esse bom tempo que passou não vai te impedir de viver outros bons tempos! Deus tem para nós novas alegrias e novas conquistas.

3- O espelho de Rute, aquela que confia em Deus e faz d’Ele a solução (Deuteronômio 30.19 e 20)

Quando Rute casou, ela estabeleceu uma aliança, ou seja, mudou de identidade! O povo daquela família passou a ser o seu povo. O Deus daquela família passou a ser o seu Deus! Ela criou raízes.

Mesmo com a sogra em um estágio avançado de depressão, mesmo enlutada e mesmo com tantas dificuldades, Rute não desistiu, fez o que pode para sustentar a parte da família que sobrou.

Certo dia, enquanto aproveitava os tempos de colheita para mendigar, Deus a colocou no campo de Boaz, um homem rico, poderoso e muito generoso, que ficou impressionado e admirado com o esforço dela e, por isso, começou a abençoá-la.

Ao contar para a sogra como conseguiu o suprimento para sua casa, Rute descobriu que Boaz era parente de Noemi, ou seja, ele poderia resgatá-las e sustentá-las – como era de costume na época.

Boaz casou com Rute, e a situação dela e, consequentemente, a de Noemi, mudaram. Ela teve um casamento muito feliz.

Ela entregou seu primeiro filho, Obede, para a sua eterna sogra criar. Sabe quem foi Obede? Avô de Davi, o maior rei de Israel, que, inclusive, entrou para a genealogia de Jesus!

Rute não só gerou filhos, mas gerou uma nação e foi um instrumento de restituição para Noemi!

A mulher que se enxerga no espelho de Deus vence todas as dificuldades!

Que, a partir de hoje, você escolha ser como Rute!

No Comments

    Leave a Reply