Siga-me

Navegue por categoria

Últimos posts

Chega de bagunça: Dicas para lavar a louça mais rápido

Todas as mulheres, em algum momento, precisam assumir o papel de dona de casa, principalmente as mães. Em Provérbios 14.1, está escrito que a mulher sábia edifica o seu lar.

Muitas meninas me procuram dizendo que sonham em casar, mas a maioria se quer arruma a cama antes de ir para o trabalho. Se você é uma delas, sinto lhe dizer, mas se você quer ter um marido e filhos, saiba que as tarefas TRIPLICAM!

Esse pacote familiar inclui roupas para cuidar, comida para cozinhar… e muita louça para lavar… Para a sua lista, você vai agregar muitas outras tarefas também.

Antes de dormir, eu tenho o costume de deixar tudo organizado para o dia seguinte. A louça está inclusa neste checklist. Como nós somos em seis, imagine o tamanho da pilha!

Por isso… Existem algumas técnicas que eu adotei para realizar essa tarefa de forma rápida e prática. Eu compartilhei algumas nas minhas redes sociais (clique aqui para acompanhar), mas eu gostaria também de acrescentar mais algumas:

– Use o rodinho

Os panos de prato acumulam bactérias e para higienizá-lo dá muito trabalho.

– Após as refeições, deixe a louça “pré-lavada”

Tire todos os resíduos de comida com papel toalha ou com água e uma esponjinha. Assim, você não precisará se preocupar em desentupir o ralo.

Se possível, instale um triturador na sua pia. É uma solução prática e sustentável para os resíduosde alimentos (verduras, legumes, frutas, pequenos ossos de galinha, entre outros). Ao triturar um material orgânico, evita-se que, com a destinação normal, ele apodreça em aterros sanitários e libere gás metano, que aumenta o efeito estufa.

– Caso não haja um triturador, elimine o excesso de comida já no lixo 

Isso também evitará o entupimento do ralo, a proliferação de bactérias e o surgimento de maus odores, o que tornará o processo mais higiênico e rápido.

– Organize a louça

Louça bagunçada pode fazer parecer que ela é duas vezes maior do que realmente é. Organize fazendo uma pirâmide de pratos (colocando os maiores por baixo dos pequenos), deixando copos em volta da pia. Potes e panelas devem ser colocados de lado.

– Deixe os talheres separados das outras louças, na “pré-lavagem”

Encha um copo com água e deixe os talheres ali de molho. Desta forma, assim que você lavá-los não haverá aquelas crostas de manteiga, requeijão e molhos.

– Comece pelo menos sujo

Seguir a ordem dos menos sujos também ajuda, já que evita engordurar o que costuma ficar mais limpo, como é o caso dos copos. O certo é a seguinte sequencia: copos, seguidos dos talheres, depois pratos, potes plásticos e, por último, panelas e formas.

– Use água quente, pois ela elimina a sujeira mais rápido

Despeje um pouco da água no recipiente e, em seguida, esfregue com detergente.

– Use um detergente consistente e que faça bastante espuma

Produtos de qualidade fazem com que você não perca tanto tempo esfregando várias vezes e muito menos danifique suas louças. E bastante espuma ajuda a tirar gordura.

You Might Also Like