Siga-me

Navegue por categoria

Últimos posts

502 anos da reforma protestante de Lutero

Hoje dia 31 de outubro é comemorado o aniversário da Reforma Protestante feita pelo monge católico Martinho Lutero em 1517. Seu início aconteceu quando Lutero pregou suas 95 teses na porta de uma igreja na europa. Suas teses visavam o conceito bíblico de que “só Jesus salva”.

A reforma mudou para sempre a história do cristianismo no ocidente. A princípio o objetivo de Lutero era reformar a Igreja Católica, no entanto ao serem rejeitadas pelo vaticano suas teses marcaram o início do protestantismo que mais tarde assumiu diversas vertentes

O movimento desencadeado por Lutero ajudou a transformar o Ocidente no que ele é hoje. A separação da Igreja e do Estado por exemplo, deriva das práticas de alguns grupos reformados. O maior acesso do povo a Bíblia também é uma herança da reforma. Uma das iniciativas de Lutero foi traduzir as escrituras para a “língua do povo” para que mais pessoas pudessem ler. Antes a Bíblia era escrita principalmente em latim e apenas o clero católico tinha acesso.

Essa é a raiz da igreja evangélica de hoje, o movimento de Lutero se espalhou por toda a europa e posteriormente pelo mundo ecoando em diversos movimentos similares. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 22,2% da população brasileira é evangélica.