Siga-me

Navegue por categoria

Últimos posts

QUEM PERDE O CONTROLE DOS PENSAMENTOS PERDE O CONTROLE DAS SITUAÇÕES

Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

Com o passar dos dias, nossa mente fica sobrecarregada, gerando um grande esgotamento físico.  E esse cansaço somado às situações de pressão resulta também em um grande desgaste emocional. É daí que vem aquela expressão “minha cabeça vai explodir”.

Quando perdemos o domínio de nossas emoções, automaticamente perdemos o controle das situações.

Quando perdemos o domínio mental, agimos de acordo com os nossos impulsos e instintos e, consequentemente, cometemos loucuras. Quando nos damos conta, já é tarde demais.

Antes que você coloque tudo a perder, estabeleça este domínio! Como? Filtrando os seus pensamentos e levando em consideração as consequências.

Existem duas técnicas que podem te ajudar:

– Contar até dez”

É um método infalível! Assim, você ganhará tempo para filtrar as informações que você recebeu e não, simplesmente, reagir de acordo com os seus impulsos ou dominado pelo desespero.

Quem pensa toma decisões sábias e assume o controle. Quem não pensa é manipulado e controlado pelas situações.

Tiago 1.5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

Ter domínio mental é não ceder às provocações, é manter o foco nos seus objetivos!

-Teste seu entendimento

Quando você estiver no limite das suas emoções, antes de agir ou falar, pense: “Será que é isso o que eu quero transmitir para as pessoas?; “Será que é este o conceito que eu quero que elas tenham de mim?”; “Entregar-me ao desespero vai ajudar ou piorar a situação?”.

Lembre-se de que as piores decisões são as emocionais. Fortaleça-se no Senhor. Não deixe as situações de dificuldade roubarem sua paz.

Na Palavra de Deus, está escrito que precisamos realizar tudo com ordem e decência. Para uma boa organização exterior, precisamos desenvolver uma boa gestão mental e emocional.

Quem é organizado esta sempre um passo a frente… Eu tenho o hábito de planejar minha semana logo no domingo e sempre procuro deixar tudo pronto um dia antes.

Por exemplo, na minha casa, antes de dormir, eu já deixo a mesa do café da manhã pronta e os uniformes dos meus filhos separados. Assim, se algo sair do planejado, ninguém sai do sério e evitamos atrasos.

Quero finalizar este post com dez dicas de organização:

Antes de iniciar algum projeto, antes de fechar algum negócio e antes de tomar qualquer decisão, em 1º lugar, REALIZE UM PLANEJAMENTO! Quem fracassa em planejar, na verdade, está planejando o próprio fracasso.

Em 2º lugar, MANTENHA OS PÉS NO CHÃO! Trace metas possíveis. Em 3º lugar, PREPARE-SE! Quando a gente se prepara? No dia anterior, na semana anterior… Tenha o hábito de fazer listas diárias, semanais, mensais e anuais.

Em 4º lugar, VALORIZE O QUE VOCÊ TEM. Nossas atividades envolvem ministério, família, estudos, trabalho… Em vez de reclamar de suas obrigações, pare e pense: Não seria pior viver sem nada disso?

Em 5º lugar, SE ALGO SAIR DO PREVISTO, NÃO SAIA DO SÉRIO! Tudo o que nós realizamos requer, sim, uma demanda emocional muito grande, mas não podemos deixar que ela roube a nossa objetividade e a nossa capacidade de lidar com crises e tomar decisões.

Em 6º lugar, PROCURE ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR O SEU TEMPO. Em vez de perder tempo na fila do banco, baixe o app. E vez de perder tempo na fila do supermercado, faça as compras pela internet.

Em 7º lugar, LIVRE-SE DAS DISTRAÇÕES! Em 8º lugar, NÃO SE COMPARE COM OS OUTROS! Em 9º lugar, NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS, pois eles são a nossa força motriz. Em 10º lugar e o mais importante de tudo: CONFIE NOS PLANOS E NOS PROPÓSITOS DE DEUS!

Provérbios 16.3: “Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.”

You Might Also Like