Siga-me

Navegue por categoria

Últimos posts

Paciência de Jó: Como controlar a raiva, o ódio e a irritabilidade?

Hoje, eu quero falar sobre raiva, ódio e irritação, sentimentos que fazem parte da nossa natureza e que se manifestam diariamente!

Será que é possível passar por momentos de provocação e de extrema pressão sem perder a linha? Por que algumas pessoas conseguem se conter e outras, simplesmente, “explodem” e saem quebrando tudo o que veem pela frente?

Será que o ser humano é capaz de controlar estes impulsos? Eu vou provar que pode, sim, com alguns conselhos infalíveis que estão registrados na Bíblia.

Vamos começar nosso estudo com Tiago 1.19 e 20: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.”.

O que Tiago nos ensina? Que nós devemos ouvir primeiro. Se alguém vier te cobrar ou te confrontar, aquiete o seu coração e preste atenção no que a pessoa vai falar. Ouça também os seus sentimentos, para que você possa dominá-los.

Tiago também nos ensina algo muito difícil, mas que não é impossível de se cumprir: Seja tardio no falar!

Eu ensinei este principio para os meus filhos. Eu até brinco com eles e falo que, quando estamos nervosos, devemos ter a garganta de uma girafa, porque, até a palavra sair da boca, dá tempo de pensarmos se realmente vale a pena expressar tudo o que estamos sentindo.

Antes de falar, temos que pensar muito, porque as palavras não têm volta. As consequências podem ser desastrosas e definitivas!

O silêncio é a oração dos sábios! O silêncio, em algumas situações, é o filtro da nossa alma. O período de silêncio e de reflexões é essencial para que você tenha atitudes coerentes!

Guarde isso no seu coração! Quando você se deixa dominar pelo nervosismo, você mata relacionamentos e acaba com o clima dos ambientes que você frequenta.

O que podemos concluir? Que o nervoso é precipitado e inconsequente!

Quando a gente pratica o mal, não é só a vítima da nossa maldade que sai prejudicada. Este mal fica dentro de nós, envenenando nossa alma!

Em vez de correr riscos, não é melhor pedir para o Senhor sabedoria e autocontrole?

Seja tardio no falar, seja tardio em se irar! Quando sua carne começar a gritar, ore para que o Espírito Santo fale mais alto.

Outro ponto importante que Tiago destacou é que a nossa ira impede que a justiça de Deus se manifeste. Quando você coloca sua mão nesta situação, Deus tira a d´Ele!

Coloque Deus no controle da sua vida! Se você foi injustiçado e humilhado, quando chegar em casa, dobre os seus joelhos e clame: “Senhor, eu entrego esta situação nas suas mãos! Limpe meu coração desse ódio para que eu encontre paz, perdão e a certeza de que o Senhor é Deus, que o Senhor me ama e quer o melhor pra mim!”.

Que você possa meditar nessa palavra, pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar! <3

Quero finalizar este post com um vídeo que vai te ajudar muito neste processo de desenvolvimento da paciência:

No Comments

    Leave a Reply