Siga-me

Navegue por categoria

Últimos posts

12 dicas para ser um profissional bem-sucedido

Colossenses 3.23: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”

1 Coríntios 14.40: “Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.”

Provérbios 16.2: “Confie ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.”

Hoje, eu quero compartilhar com vocês algumas atitudes que são fundamentais para quem quer se desenvolver profissionalmente e se tornar um funcionário indispensável para a empresa.

1- Seja pontual

Chegar atrasado é sinal de falta de interesse. Entregar tarefas depois do prazo é sinal de falta de competência e de descaso com os seus superiores.

2- Fale sempre a verdade

Este princípio vale para todas as áreas de nossas vidas.

É melhor reconhecer os erros do que maquiá-los porque, quando descoberta, a mentira tem um efeito devastador: a falta de confiança e, claro, uma possível demissão – em alguns casos, por justa causa, o que mancha a carteira de trabalho.

3- Use os equipamentos da empresa somente para o trabalho

É uma questão de ética e respeito.

Levar material de almoxarifado do escritório para casa, imprimir trabalhos escolares na impressora da empresa, usar o computador da firma para procurar oportunidades de trabalho em outro lugar ou para passar informações confidenciais para concorrentes… Tudo isso caracteriza fraude contra o ambiente de trabalho e pode provocar demissão por justa causa.

Se você está interessado em novos desafios profissionais, jogue limpo com seus superiores.

Caso precise fazer um telefonema ou imprimir algum documento, peça permissão!

4- Nunca passe por cima da sua chefia

Numa empresa, é esperado que o chefe dê ordens para os subordinados, pois ele tem experiência para garantir a melhor execução das tarefas. Se o subordinado descumpre as ordens ou trata diretamente com outros superiores, ele quebra a hierarquia. Isso pode trazer problemas para seu chefe imediato.

Quem é competente, humilde, confiável e honesto sempre estará em destaque. Nunca seja desleal com os seus superiores. Seja um apoio, não um rival.

5- Separe o pessoal do profissional

É muito comum funcionários que estabeleceram uma relação próxima com seus chefes serem demitidos. O motivo? Acharem que essa amizade é um sinal de garantia de estabilidade, o que é uma grande ilusão.

Lembre-se de que na relação entre vocês sempre haverá uma cobrança pela boa execução de suas atividades profissionais. Ele não vai deixar de demitir você caso seja necessário só porque é seu amigo.

6- Deixe os problemas pessoais em casa

Este realmente é um grande desafio. Existem muitas situações familiares que nos desestabilizam por completo, a ponto de interferir no nosso rendimento.

Meu conselho em situações como essas é: em vez de chorar e abrir suas fraquezas para pessoas que futuramente usarão suas fragilidades contra você, vá para um lugar reservado, ajoelhe-se e ore! Entregue essa situação que tem te entristecido para o Senhor e peça para que Ele te dê paz, clareza, equilíbrio e sabedoria.

7- Nada de fofocas

Quem muito fala muito perde! Seja discreto e procure ter um bom relacionamento com todos! Dar vazão a boatos gera um clima de desconfiança e desconforto.

8- Cuide da imagem

Isso não tem nada a ver com padrão de beleza, mas com se amar! Vista-se de acordo com a profissão que você exerce. Isso demonstra que você se importa em se apresentar da melhor maneira possível.

9- Esteja aberto para novos desafios

Se seu chefe pedir para você executar outras tarefas porque seu setor sofreu mudanças, aceite. Só assim ele saberá que você acredita no sucesso da empresa.

10- Peça sempre um feedback

Sempre tenha a qualidade do seu trabalho como meta. Para isso, estabeleça com seu chefe maneiras de avaliar o trabalho que você executa para saber se ele está contente com o seu desempenho.

11- Nunca pare de estudar

Sempre esteja aberto a aprender, a se atualizar e, se necessário, se a reinventar. Somos eternos aprendizes!

12- Seja sempre disposto e disponível

Quando temos anos de empresa, é natural ficarmos desgastados com a rotina e ficarmos desanimados diante de mais tarefas. Mas nunca podemos perder o amor pela profissão. Se quisermos crescer, precisamos sair da zona de conforto e, muitas vezes, fazer sacrifícios, como trabalhar no feriado, no final de semana ou até tarde da noite.

Em vez de arrumar desculpes, nestes casos, faça o que foi pedido, com alegria e disposição. Lá na frente, com certeza, você será lembrado por isso.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply