Siga-me

Navegue por categoria

Últimos posts

NOEMI, RUTE OU ORFA: QUAL DELAS É VOCÊ?

Quem é você? Em quem você se espalha? Qual imagem você tem refletido paras as pessoas? Faça uma autoavaliação!

Todas nós vivemos para a terra com uma missão. Mas, muitas vezes, deixamos o ambiente que nos cerca determinar nossos comportamentos.

Quando Noemi saiu de Belém, ela tinha uma identidade. Era uma mulher casada, tinha dois filhos e uma excelente condição financeira. Mas, de repente, viveu uma série de calamidades. Ficou viúva! Seus dois filhos chegaram a casar, mas morreram antes de dar-lhes netos.

De repente, ela se vê em uma condição de miséria, de vulnerabilidade e somente com as duas noras, Rute e Noemi, que também estavam desoladas.

Hoje, vamos traçar o perfil destas três mulheres, para descobrirmos em qual espelho estamos nos enxergando.

1- O espelho de Orfa, aquela que desiste no meio do caminho

Hebreus 10.39: “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.”

A base da aliança não é conveniência, é convicção.

Orfa é aquela que, em meio às calamidades e às pressões, prioriza seus próprios interesses. Na primeira dificuldade, em vez de lutar pela família, covardemente a abandona.

Apesar de ter sido casada, Orfa não era uma mulher de aliança.

Precisamos entender que ninguém está livre de passar pelo dia da angústia! O Sol nasce para os bons e para os maus. Qual é a diferença? A diferença é que aquele que tem uma aliança com Jesus luta e supera, mas aquele que quebra a aliança é sucumbido pelos seus próprios erros.

2- O espelho de Noemi, aquela que assume a condição de derrotada

Depois da morte do marido e dos filhos, Noemi deixou de sonhar, deixou de acreditar.

Eu não sei qual calamidade tirou o seu chão! Mas você não pode permitir que este mal se perpetue na sua vida!

Existem muitas mulheres que venceram seus traumas, medos, dificuldades financeiras e preconceitos e se tornaram grandes exemplos de superação porque escolheram estabelecer uma aliança com a solução, não com o problema.

Noemi deixou que aquela desgraça mudasse sua identidade. Ela queria que a chamassem de Mara (“Amarga”).

Quando você é curada na alma, tudo te faz bem porque sua confiança está em Deus! Mas, quando você insiste em permanecer enferma e amargurada, o mal prevalece.

Nunca duvide da capacidade que Deus tem de nos restituir em tudo! Ele tem para nós novas alegrias e novas conquistas. Quem disse que o seu passado não pode ser melhor do que o seu futuro?

Filipenses 3.13: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão…”

3- O espelho de Rute, aquela que permanece apesar de tudo

Deuteronômio 30.19: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência…”

Quando Rute casou, ela estabeleceu uma aliança, ou seja, mudou de identidade! O povo daquela família passou a ser o seu povo. O Deus daquela família passou a ser o seu Deus! Ela criou raízes.

Mesmo com a sogra em um estágio avançado de depressão, mesmo enlutada e mesmo com tantas dificuldades, Rute não desistiu, fez o que pode para sustentar a parte da família que sobrou.

Certo dia, enquanto aproveitava os tempos de colheita para mendigar, Deus a colocou no campo de Boaz, um homem rico, poderoso e muito generoso, que ficou impressionado e admirado com o esforço dela e, por isso, começou a abençoá-la.

Ao contar para a sogra como conseguiu o suprimento para sua casa, Rute descobriu que Boaz era parente de Noemi, ou seja, ele poderia resgatá-las e sustentá-las – como era de costume na época.

Boaz se casou com Rute, e a situação dela e, consequentemente, a de Noemi, mudaram. Ela teve um casamento muito feliz.

Ela entregou seu primeiro filho, Obede, para a sua eterna sogra criar. Sabe quem foi Obede? Avô de Davi, o maior rei de Israel, que, inclusive, entrou para a genealogia de Jesus!

Rute não só gerou filhos, mas gerou uma nação e foi um instrumento de restituição para Noemi!

A mulher que se enxerga no espelho de Deus vence todas as dificuldades!

Rute não enxergou o momento, mas o potencial de Noemi.

Que este estudo te inspire e que, a partir de hoje, você estabeleça uma aliança com Deus, porque Ele quer completar sua história!

You Might Also Like