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10 frutas típicas do outono para encher a mesa de nutrientes

Nas estações frias, é muito comum a gente descuidar da dieta. Optamos por alimentos muito calóricos e pobres em nutrientes.

Para você passar pelo outono sem se descuidar, eu separei uma listinha, em ordem alfabética, de frutas típicas desta estação do ano. E, claro, vou deixar aqui uma breve explicação dos seus benefícios.

Abacate

Contém gordura monoinsaturada, muito presente no azeite e apontada como benéfica para a saúde cardiovascular. Ele também é fonte de zinco, selênio e vitamina E, que combatem radicais livres.

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É considerado como um antioxidante glutatinona, por proteger as células contra a oxidação. Embora seja produzido pelo organismo por meio de reações bioquímicas, o nutriente pronto é encontrado exclusivamente no abacate.

Vale ressaltar que é uma fruta calórica. Por isso, se você está de dieta, é melhor consumir com moderação.

Caqui

É uma fonte de licopeno, nutriente que ajuda na prevenção do câncer de próstata e pode ser um grande aliado do coração.

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Entretanto, precisamos ficar atentos, pois seu índice glicêmico é alto. Ou seja, não é muito indicado para quem quer perder peso ou possui diabetes.

É rico em fibras e em vitaminas C e E. Os nutricionistas recomendam a ingestão dele in natura ou imediata após o preparo de um suco.

Coco

É uma fonte de gordura monoinsaturada e um tipo de gordura chamado triglicerídio de cadeira média, que foi o nutriente responsável pelo grande sucesso do óleo de coco.

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 Ao contrário das outras gorduras que ingerimos que, se não usadas para gerar energia, são estocadas como fonte reserva, essa gordura não é acumulada no corpo. Se não for utilizada, portanto, ela é eliminada, evitando, assim, o aumento da gordura corporal.

Outros nutrientes importantes da fruta são potássio e magnésio.

Figo

Apesar do seu alto índice glicêmico, é um alimento nutricionalmente importante para a dieta. Além de ser fonte de zinco e fibras, ele contém uma substância chamada antocianidina, responsável por sua coloração arroxeada.

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A antocianidina é um forte antioxidante, que atua tanto na estética, evitando a queda de cabelo e fortalecendo as unhas, quanto na saúde, neutralizando radicais livres, que podem favorecer o combate de doenças crônicas, como o diabetes.

Goiaba

Possui um alto teor de licopeno, nutriente que muitos acreditam existir apenas nos tomates. É um antioxidante poderoso!

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O que os nutricionistas recomendam é que a gente consuma este alimento com a casca, pelo fato de ela conter a pectina, fibra que promove a saciedade, diminuindo os picos de insulina no sangue, uma vez que ela faz com que a glicose seja absorvida mais lentamente.

A vitamina que ganha destaque, neste caso, é a C.

Maracujá

Além de ser fonte de vitamina C, apresenta grande quantidade de fibras em sua casca. Por isso, não a dispense.

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Os pedacinhos podem ser usados entre as refeições, para aumentar sua saciedade.

Outro benefício deste alimento é o seu efeito calmante.

Melão

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Composto praticamente de água, o melão atua como um ótimo diurético graças à presença de potássio, que compete com o sódio no equilíbrio hídrico do corpo, diminuindo a pressão arterial. Em linhas gerais, ele estimula o funcionamento renal.

A fruta ainda é composta de magnésio, que previne infecções, e caroteno, precursor da vitamina A, que favorece a integridade da visão.

Pinha

É uma fonte de poli-insaturada e de gordura, mas de maneira positiva, pois estes ajudam na diminuição dos níveis de colesterol LDL (o ruim) no organismo.

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Por conter vitamina C, favorece na absorção do mineral pelo organismo. Além disso, possui em sua composição o selênio, que atua no fortalecimento do sistema imunológico, e o zinco, que combate radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças degenerativas.

Vale ressaltar que a pinha deve ser consumida com moderação, por conta do seu médio índice glicêmico, termo que indica a rapidez com que o alimento eleva os níveis de açúcar no sangue.

Consequentemente, o organismo sofre com picos de insulina e logo fica com fome.

Tangerina

Possui vitamina C, que previne e diminui os sintomas da gripe e do resfriado e combate ao estresse.

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A cor alaranjada da fruta mostra ainda que ela oferece o precursor da vitamina A, o caroteno – essencial para a visão e o crescimento.

Na hora de preparar o suco, o ideal é não dispensar o bagaço, pois é uma excelente fonte de fibras.

Uva

O nutriente mais significativo da uva é o resveratrol, um potente antioxidante. Ele retarda o envelhecimento, diminui o risco de doenças cardiovasculares e até previne doenças como o Alzheimer.

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Para obtê-lo, entretanto, o ideal é ingerir a casca da uva, onde ele se encontra em maior concentração.

 

Informações: Minha Vida

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