Siga-me

Navegue por categoria

Últimos posts

Caí e não consigo mais levantar

Salmos 51.1 a 5: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”

Nesta passagem tão conhecida, Davi fala sobre o momento em que ele caiu. Davi não era um homem comum. Ele foi ungido e eleito pelo Senhor para reinar sobre Israel. Em 1 Samuel, está escrito que ele era um homem segundo o coração de Deus.

Um dos motivos de eu ter colocado em meu filho o nome de David – Davi em inglês – é porque eu sempre desejei que ele tivesse um coração segundo a vontade do Senhor.

Talvez, ao ler toda a história de Davi, você tenha uma série de questionamentos: “Como pode um homem segundo o coração de Deus cair e não conseguir mais se levantar?”.

Depois de nos seduzir, depois de nos instigar, depois de nos induzir ao erro, o inimigo nos coloca em um processo de acusação. E essa acusação gera em nós culpa, frustração e sentimento de fracasso. É como se nós tivéssemos perdido a nossa identidade, é como se tivéssemos trilhado um caminho sem volta, ou seja, é a sensação de que estamos condenados para sempre. É como se fosse um câncer que corrói nosso corpo, descaracterizando-nos.

A partir daquele mal que não foi confessado e, consequentemente, não curado, o pecado vira uma inequidade, ou seja, o mal começa a proliferar dentro de nós!

Davi se deu conta de que, a cada dia, ele estava mais distante do Senhor e, consequentemente, dos Seus planos.

A questão é: Como, depois de ter cometido tantos erros e ter enfrentado as consequências, é possível se levantar e viver dignamente?

A resposta está aqui na oração e no pedido sincero de Davi:

Salmos 51.9 e 10: “Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.”

A culpa, os julgamentos e as acusações nos abalam completamente. É como um terremoto! Nós, simplesmente, não temos para onde correr. Mas, quando o Senhor cria em nós um coração novo, e Ele renova o nosso espírito, tornamo-nos inabaláveis e indestrutíveis.

Davi viveu as consequências dos seus erros e do seu afastamento de Deus, mas ele se levantou para retomar sua caminhada.

A minha mensagem para você que caiu em não consegue mais se levantar é:

1ª Ande no espírito e liberte-se deste sentimento de culpa.

Romanos 8.1: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

Sentir-se culpado não vai afastar o mal da sua vida, é apenas mais um caminho de destruição que você está abrindo no seu interior.

2ª Peça para que o Senhor renove dentro de você tudo o que Ele é para você e tudo o que você é para Ele!

Quando a gente rompe uma aliança com Deus, tudo aquilo que estava firmado por meio desta aliança começa a desmoronar, e você acaba se perdendo no meio deste caos.

Nesta oração, Davi pede para que o Senhor dê a ele um novo coração, um coração puro e incorruptível. Em seguida, ele renovou sua aliança com Deus.

Depois disso, até o seu último suspiro, Davi honrou com todas as suas forças este vínculo. Foi o maior rei da história de Israel.

2 Samuel 24.22 a 25: “Então, disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei, meu senhor, o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos, e a apeiragem dos bois para a lenha. Tudo isto, ó rei, Araúna oferece ao rei; e ajuntou: Que o SENHOR, teu Deus, te seja propício.

Porém o rei disse a Araúna: Não, mas eu to comprarei pelo devido preço, porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Assim, Davi comprou a eira e pelos bois pagou cinquenta siclos de prata. Edificou ali Davi ao SENHOR um altar e apresentou holocaustos e ofertas pacíficas. Assim, o SENHOR se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou de sobre Israel.”

Na Bíblia, está escrito que o fim pode, sim, ser melhor do que o começo. Essa sensação de que tudo está perdido e de que você nunca mais conseguirá ser feliz é uma grande mentira. O que importa é o fim!

Você não pode mudar o passado, mas pode mudar o agora! Você tem, sim, poder de escolha.

Deuteronômio 30.19: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida…”

Coloque diante do Senhor todas as suas fraquezas, todas as suas inseguranças, todos os seus medos…

Abrir mão dos seus desejos e de todos os seus sentimentos pode parecer um grande sacrifício, mas vai te libertar definitivamente de tudo o que tem te assolado.

Salmo 103.12: “Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim o Senhor afasta de nós as nossas transgressões.”

Receba o perdão do Senhor e renove suas forças, porque Ele tem uma grande obra para realizar em você e através de você.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply